Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Folia verbal

O ministro Manuel Pinho parece ter um especial pendor para formular as declarações mais inacreditáveis nos momentos menos inapropriados. Desta vez escolheu uma plateia gigantesca: a China. Para dizer o quê? Que em Portugal se ganha mal, algo que todos sabem mas que ele apresentou como vantagem para potenciais investimentos. Dizer isto na China, embora o ministro não pareça ter noção, é o mesmo que tentar vender barris de petróleo à Arábia Saudita, pois pessoas a ganhar mal tem a China de sobra. Mas o ministro não se ficou por aqui, ainda invocando as relações privilegiadas de Portugal com a África ignorando, ou fingindo ignorar, que a China neste particular domínio já garantiu nos últimos três anos, com uma velocidade e eficácia alucinantes, muito mais relações privilegiadas do que Portugal alguma vez conseguirá assegurar. Por esta razão, está o Presidente Hu Jintao num périplo africano enquanto José Sócrates e a sua comitiva preferem olhar para a ausência presidencial chinesa como um mero acidente de agenda.
Como a noite era de explícita folia verbal, o ministro ainda conseguiu cometer o erro de insultar os parceiros comunitários referindo-se à segurança e estabilidade política como características exclusivas de Portugal, não existindo noutros países europeus. Quais? Não arriscou.
Fica no ar a dúvida: será que Manuel Pinho irá decidir continuar a incluir nos seus discursos outros factos que provam a nossa debilidade crónica perante outras economias? O que ganhará Portugal com este aviltamento da sua imagem perante uma potência em rápida ascensão no mundo?