Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, janeiro 03, 2007

Maiores, mas mais fracos

Com o alargamento à Roménia e à Bulgária, a União Europeia passa a ser um clube de 27 países, cada vez maior, mas cada vez com uma presença mais discreta, mais fraca no jogo político internacional. Veja-se o que se passa com o Irão, ou com a mais recente crise, desencadeada quando a Etiópia (apoiada pelos EUA) decidiu invadir a Somália e expulsar os radicais islâmicos que ocupavam o poder.
A Somália, que é um país sem lei - quem não se recorda dos soldados americanos agredidos pelas turbas em 1991, quando Bush (pai) pensou que era possível uma operação militar de beneficência? - não tem um Estado. Foi a ausência de lei e de ordem que possibilitou a progressiva influência dos islâmicos que fizeram da «sharia» a sua bandeira. De tal modo que os americanos, chegaram a recorrer aos senhores da guerra somalis (agora, ex-inimigos) para combater a ameaça dos muçulmanos radicais. Estes, por sua vez, são apoiados pelo Sudão (que já foi abrigo temporário de Bin Laden e que tem o drama humanitário do Darfur devido à oposição da parte Ocidental do país à influência árabe) e também pela Eritreia (que resulta de uma secessão etíope).
Enfim, tudo ingredientes que podem desencadear uma enorme crise regional. Mas a nossa Europa olha impotente para tudo isto. Apesar do radicalismo islâmico se expandir dali para países como a Nigéria, Senegal, Guiné-Bissau e muitos outros com os quais a Europa tem profundos laços económicos, políticos e afectivos, não é capaz de reagir a uma voz, quanto mais de agir.
Já toda gente definiu a Europa como um gigante económico e um anão político. E é extraordinário como apesar de tudo mais um ano terminou e nenhum passo significativo foi dado para alterar a situação...