As vítimas da ocupação indonésia
Aí estão os primeiros números recolhidos, oficialmente, pela Comissão de Acolhimento Verdade e Reconciliação (CAVR) timorense, referentes à permanência da Indonésia em Timor-Lorosae.
De acordo com os dados oficiais – colocados, à revelia da CAVR e do Governo timorense, na net pelo International Center for Transitional Justice (ICTJ) – a ocupação indonésia resultou em qualquer coisa como 102.800 vítimas.
De notar que não foram só os indonésios que contribuiram para este elevado número de vítimas mas também cerca de 10% de pró-independentistas.
Mas a CAVR assume atitudes distintas, afirmando que, ao contrário dos indonésios, os libertadores assumiram os seus actos e colocaram-se integralmente à disposição da Comissão.
2 Comments:
Os traumas em Timor são enormes. No entanto, o povo timorense já perdoou aos seus carrascos. Que povo fantástico.
O povo timorense foi o único inocente na tragédia de invasão, ocupação, violência, saque generalizado, destruição de toda a infra-estrutura: casas, escolas, prédios do governo, incêndio de todos os arquivos... e matança após o referendo do dia 30 de agosto de 1999.
O povo timorense foi vítima de erros que nunca cometeu. A guerrilha de resistência à ocupação indonésia não atentou contra a vida de civis, visando sempre e apenas alvos estritamente militares. Resistiram sozinhos durante vinte e cinco anos sem auxílio concreto.
Cumpriram fielmente o acordo internacional para a realização do referendo, mesmo ameaçados de que, se fosse escolhida a independência, o país seria destruído.
É realmente um povo com características pouco comuns que merecem ser mencionadas e pensadas.
Enviar um comentário
<< Home