Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

sábado, janeiro 28, 2006

Um link

Porque o desequilíbrio mundial é cada vez maior, fica aqui a sugestão de apreciarem os dois lados do mundo como pólos totalmente antagónicos.

4 Comments:

Blogger Desambientado said...

É triste, mas a realidade. Por acaso já conhecia e também o tenho num post. Acho que é importante continuarmos a vê-los (os dois lados).

11:25  
Anonymous Anónimo said...

Gostaria de coração saber quais soluções nós, pobres mortais poderíamos dar a essa questão. Sem demagogia mas com realismo.

20:14  
Anonymous Anónimo said...

Anónimo,

Começo com uma objeccção de consciência: "nós" é um colectivo perigoso nestas questões. O trabalho a ser feito para reduzir o fosso que separa estes dois mundos não deve começar pelos outros nem estar dependente "deles" (outro colectivo estranho... sejam lá "eles" quem forem).
Pessoalmente não tenho respostas, muito menos uma fórmula mágica para resolver problemas profundos e estruturantes como este.
No entanto, acredito que a introdução de posts deste género podem fazer a diferença como forma de sensibilização, levando as pessoas a formular questões sobre as quais importa realmente agir. Isso já é o início de uma solução, uma vez que para as soluções existirem os problemas têm de ser levantados.
Após sensibilizado para estas questões agir como? Sem demagogia, talvez agir diariamente, com um papel social activo - a solidariedade manifesta-se de várias formas (desde pequenas atitudes diárias passando pela resposta a apelos como o que surge no link, após a sua apresentação, até à participação em organizações não governamentais, por exemplo) - tentando aproximar estes dois extremos.
É uma tarefa fácil? Não, mas não é impossível.
Eu posso fazer a diferença, minorar estes estragos... demagogia ou realidade?

21:56  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela resposta à altura do problema.

10:49  

Enviar um comentário

<< Home