Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Uma nova Palestina

A vitória do grupo radical Hamas nas legislativas palestinianas não vai mudar a política de Israel e do resto do mundo em relação à Palestina, mas sim intensificar – porventura acelerar – os processos já em marcha.
Esta vitória significa a derrota dos moderados, a derrota dos trabalhistas, em Israel, e da linha moderada da Fatah. Não esquecer que alguns dos seus principais dirigentes, os mais radicais, decidiram candidatar-se como independentes em clara oposição à linha oficial de consenso levada a efeito pela Autoridade Palestiniana – que entretanto já se demitiu – e pelo primeiro-ministro Ehud Olmert.
Por contraponto, é a vitória do radicalismo, ou melhor, da intrasigência palestiniana – e do ultra-conservadorismo israelita do Likud.
Outro facto importante na vitória do Hamas prende-se com o facto de, inequivocamente, ir condicionar a vida política futura de Israel. Provavelmente o Kadima, actualmente quase que só no poder, irá reafirmar a separação física dos dois Estados e preparar, em definitivo, os israelitas para o Estado independente da Palestina.
E o Hamas, irá, agora que vai para o poder, aceitar o Estado que sempre rejeitou? Esta posição irá condicionar não só a vida dos dois Estados, enquanto vizinhos, mas, declaradamente, as eleições israelitas de Março próximo.
Os próximos desenvolvimentos irão formular, e em definitivo, o rumo dos acontecimentos no Médio Oriente.
O Irão e a Síria, reconhecidos como dois dos principais apoiantes e financiadores do Hamas, vão estar em alerta máximo. O futuro surge, no entanto, nervoso, em ebulição e demasiado imprevisível...