Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Realizações

De vez em quando lembro-me de uma coisa que me disseram, num desses jantares em que se conhecem amigos de amigos. Eu estava sossegado, num canto do sofá, sem estômago para grandes conversas, quando percebi que alguém, sentado ao meu lado, estava a falar comigo sobre as suas desgraças profissionais. A dada altura disse-me, como se fosse a coisa mais natural: “Sabe, o problema é que eu não tenho carisma para trabalhar”. Na altura, balbuciei qualquer coisa, num tom ameno e compreensivo, sem perceber bem onde é que entrava o “carisma”. Mas, de facto, o trabalho não tem nada de natural. É preciso um certo “carisma” para aturar as vicissitudes de uma carreira e as exigências de uma profissão.
Começo a achar a “realização profissional” uma perversão das sociedades modernas. As pessoas não se “realizam” profissionalmente. As pessoas trabalham. Ponto. Desesperam, esforçam-se, aguentam e, muitas vezes, enlouquecem para poder ter uma vida. Não para se “realizar” ou para responder a “um desafio” qualquer irresistível – para usar algumas palavras em voga.
Ainda, ontem, quando me perguntaram o que é que eu estava a fazer e se tinha novos "projectos" em vista, lembrei-me de responder com uma passagem de um livro como a Bíblia. Mas não vinha muito a propósito. De qualquer forma, aqui fica: "Com o suor de teu rosto/comerás teu pão/até que retornes ao solo/pois dele foste tirado./Pois tu és pó/e ao pó tornarás.” Gn3,18.