Alguns Pensamentos...

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terça-feira, janeiro 03, 2006

A quem devemos reclamar?

Reclamar é um direito do consumidor, quer consuma, por exemplo, um electrodoméstico, um automóvel ou um apartamento. Deve ser um acto responsável do participante, aceite com naturalidade pelo participado.
Antes de tornar obrigatório o Livro de Reclamações em todas as actividades de prestação de serviços com contacto com o público impunha-se uma campanha de sensibilização, mesmo superficial, sobre o acto de reclamar. Por vezes, quando nos regurgita a acidez do estômago, procuramos, avidamente, um “pobre” mortal para descarregar toda essa azia que tomou conta de nós. Infelizmente, é uma disposição do nosso espírito, do nosso carácter.
Na falta dessa tal “alfabetização reclamativa” corremos o risco de entupir secretarias e gabinetes, com participações sobre coisas absurdas como a falta de um “cotonete” numa caixa de 100!..
Mas o caso torna-se mesmo caricato, quando, a partir de Janeiro, pedir o livrinho e o mesmo não estar disponível por incompetência do Ministério da Economia na sua distribuição.
A quem devemos, então, reclamar?