Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, maio 24, 2006

Expectativa em Timor

Timor-Leste não precisa de uma nova guerra civil, como a que sucedeu em 1975, colocando timorenses contra timorenses. Foi um período negro, no qual morreram dezenas de milhar de pessoas, abrindo depois caminho à ocupação da Indonésia e ao aumento do número de vítimas.
A frágil e jovem democracia de Timor Lorosae foi, no entanto, o exemplo moderno de como a ONU em certos momentos, mesmo com muitas hesitações e limitações, pode ter um papel determinante no mundo. Sete anos depois dos dramáticos eventos do Verão de 99, os timorenses retornaram no tempo a uma falácia inerente a tantos Estados, no momento em que as forças militares são desmobilizadas e entram na sociedade civil sem soluções e ocupação.
Resta saber se o bom senso de Xanana Gusmão e o poder de D. Basílio Nascimento chegam para – junto com as forças militares ou análogas enviadas por Portugal e pela Austrália - equilibrar no terreno a confiança de uma população desconfiada e receosa, a qual não foi sossegada pelo governo de Alkatiri e respectivas acções recentes, nomeadamente aquando do congresso da Fretilin.