Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

terça-feira, maio 23, 2006

O destino dos Balcãs

O Montenegro declarou a sua independência da Sérvia. A questão dividiu a população e os pontos percentuais de vantagem para o «sim» parecem ser suficientes para garantir a paz social na zona mais sensível do Velho Continente. A diferença populacional em relação à Sérvia - o Montenegro tem uma população de 670 mil habitantes, o que corresponde a 15 vezes menos do que a Sérvia - era o principal obstáculo a uma coexistência na união estatal que tinha sido negociada há três anos pela União Europeia entre as duas províncias.
Para que a independência fosse validada era necessário que pelo menos 55% dos eleitores estivessem de acordo e houvesse uma taxa de participação de 50%. Uma vitória de 55,4% do «sim» à independência do Montenegro é suficiente para que a União Europeia reconheça o novo Estado.
Com este acto caminha-se, contudo, para a concretização do desmembramento da antiga Jugoslávia e as atenções viram-se agora, de novo, para o Kosovo; onde tudo começou e onde tudo parece vir a acabar, definindo o destino dos Balcãs.