Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, maio 17, 2006

O Brasil no purgatório?

São Paulo tem mais de vinte milhões de habitantes. Há estudos que dizem existir quatro milhões de jovens sem lar e a viver nas ruas. Dados indicam que menos de 20% da cidade tem saneamento básico e infraestruturas sanitárias. O metropolitano serve apenas cerca de 17% da população. Os criminosos ultrapassam os agentes da autoridade em número e meios. No entanto, o PIB da cidade e do Estado equipara-se ao da Holanda. Tem dos melhores hóteis, universidades, jornais, teatros, empresas, restaurantes, bolsas e museus do mundo.
Possui a riqueza extrema e vive a pobrema mínima. O Céu e o Inferno num país tropical. «...uma verdadeira Babel cultural, falada num único idioma», como um articulista brasileiro escreveu em tempos.
O problema do Brasil é não ter apenas uma São Paulo mas sim pelo menos uma meia-dúzia de grandes metrópoles e Estados com graus de violência e crime análogos: por exemplo, Recife, Cuiabá, Porto Velho, Vitória, Rio de Janeiro, Boa Vista, Macapá e mesmo Maceió.
Se entendermos como fenómenos as conjunturas que rodeiam ou rodearam recentemente cidades como Bagdad, sentimos que este é afinal um problema inerente a todos os países onde as armas circulam e o tráfico da droga marca o ritmo do dinheiro e do estilo de vida. É assim, para ar alguns exemplos, na Cidade do México, em Bogotá, em Los Angeles, em Joanesburgo, em Moscovo, em Buenos Aires, na Cidade da Guatemala e em São Salvador.
Clama-se agora por uma medida como a adoptada por Nova Iorque nos anos 90 e que conseguiu pelo menos limpar quase toda a totalidade de Manhattan e mudar a face aos cinco distritos da Big Apple. A questão é descobrir um Giuliani brasileiro que aceite a tarefa, motivando para essa mudança um povo que vive entre o medo e a dependência de um sistema corrupto e criminoso.
Em Portugal, estas realidades estão - à nossa escala - muito próximas...