A rota africana da Al - Qaeda
Ao contrário do que se pensa, o terrorismo é quase como uma espécie de ciência bem planeada em que não se descura nenhum pormenor e as peças são movimentadas pouco a pouco como num jogo de xadrez. O aproveitamento de todas as condições, dos meios que melhor possibilitem atingir os fins não é desaproveitado por organizações terroristas onde se inclui a Al - Qaeda. Ultimamente, a movimentação desta organização terrorista tem sido subtil mas, nem por isso, menos eficaz.
Nos últimos anos, o território africano tem sido explorado, existindo mesmo a fixação de elementos ligados à Al Qaeda em Angola em grande parte devido não só a sua extensa e vulnerável fronteira nacional mas também por causa na aproximação, cada vez maior – compreensível e desejável – aos norte-americanos e ao mundo ocidental.
Mas não é só em Angola onde os "fundamentalistas" islâmicos estão sedeados. Células fundamentalistas, ou melhor, intransigentes, foram descobertas em países como Argélia, Chade, República Democrática do Congo, Djibouti, Egipto, Guiné-Bissau, República da Guiné-Conacry, Líbia, Mali, Mauritânia, Nigéria, Somália, Sudão, Tanzânia e Tunísia. O terrorismo parece não dormir, espalhando as suas peças sem descanso...
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home