Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, setembro 28, 2005

O Eclipse do ano



O eclipse começa dia 3 de Outubro pelas 8h40min, uma hora depois de o sol se erguer. Nada se notará a princípio, a não ser que se observe o astro-rei com equipamento apropriado. Mas, ao se aproximarem as 10h, tudo muda de figura. Mesmo os transeuntes mais distraídos notarão que o céu escurece e que a terra parece ganhar tons arroxeados. É uma sensação difícil de definir, mas marcante. Não se trata de um eclipse total do sol, pois, se o fosse, seríamos mergulhados na escuridão quase total.
Mas nem por isso o evento deixa de ser menos espectacular. Desta vez, as distâncias relativas entre a Terra, o sol e a lua são tais que o nosso satélite tem nessa data um tamanho aparente, ligeiramente menor que o do sol, interpondo-se entre nós e a nossa estrela, mas não a consegue tapar por completo. No momento decisivo, deixa a luz escapar-se por um fino bordo luminoso que o sol desenha em torno da lua e tudo se passa como se a nossa estrela, em vez de ser um disco amarelo e cheio fosse apenas um fino anel de luz: é um eclipse anular do sol.
O alinhamento perfeito do sol e da lua apenas se regista numa faixa estreita. Fora dela, o eclipse não é visto como anular, mas apenas como parcial.
Desta vez, temos a sorte de a faixa central passar pelo nosso território, abarcando grande parte do Minho e de Trás-os-Montes. Haverá certamente muitos curiosos que se deslocarão a essa região para ver o centro do disco do sol ser tapado pela lua. Fora da faixa central, o eclipse é visto como parcial, com o disco solar mordido de lado pela lua mas nem por isso deixa de ser interessante. Mesmo no Algarve, a região do Continente mais afastada do centro da sombra da lua, o sol apresenta-se suficientemente dentado para a sua luminosidade diminuir significativamente.
O momento central do eclipse ocorre poucos minutos antes das 10h (hora aplicada no Continente e na Madeira, uma hora antes nos Açores). A partir daí, os acontecimentos realizam-se em sentido inverso e a luminosidade habitual do dia regressa pouco a pouco. Pelas 11h18, a lua afasta-se completamente da frente do Sol e tudo regressa à normalidade.
Quem queira ver o eclipse na faixa central deverá planear já a sua deslocação. O NUCLIO de divulgação astronómica organiza uma viagem a Trás-os-Montes e planeia uma série de actividades, embora haja várias outras organizações que têm programas de observação espalhados pelo país.

1 Comments:

Blogger Claudia said...

Não sabia. No dia 3? Segunda-feira então. Vou estar atenta.

12:11  

Enviar um comentário

<< Home