Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, setembro 07, 2005

Conversa no café

Hoje não me foi indiferente uma conversa que se desenrolou num café em pleno centro de Lisboa, para quem quisesse ouvir, entre dois indivíduos que discutiam a causa de tanto pessimismo português.
Ambos levantaram várias possibilidades que podiam estar na origem do pessimismo luso, entre as quais o déficit, o desemprego, a diminuição do poder de compra e a falta de compromisso dos políticos, chegando à conclusão que tudo somado causava um mal - estar que já não podia ser disfarçado e que se traduzia numa visão negativa da realidade.
Ponto final, assunto arrumado, cafés bebidos e pagos.
Ao saírem, o empregado que estava ao serviço no balcão, a quem esta conversa não passava despercebida, desabafa claramente num tom impotente perante algo que o transcendia:
«o que me preocupa não são os sacrifícios que tenho de fazer, mas a ideia de que apesar deles tudo vai continuar na mesma».
Numa simples frase, o empregado ao balcão tinha tocado na ferida.
Talvez seja nesta ideia de que tudo vai continuar na mesma que reside o verdadeiro drama nacional, sendo nela que se fundamenta a descrença, que radica o encolher de ombros e onde se encontra o verdadeiro motivo do pessimismo português.