Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

terça-feira, setembro 06, 2005

E tudo o Katrina levou...

Apenas três semanas depois do tsunami que vitimou mais de 200 mil pessoas no sul e sudeste asiático, o mundo parecia ter chegado finalmente à conclusão de que era urgente criar um sistema de alerta geral contra catástrofes naturais. Por esta razão, no âmbito da Conferência Internacional da ONU sobre a Redução de Catástrofes Naturais, técnicos, especialistas e políticos reunidos em Kobe, no Japão, acordaram criar um plano global para a prevenção de acidentes provocados pela natureza, que inclui sistemas de aviso de acidentes como cheias, incêndios florestais, tufões, furacões, erupções vulcânicas, deslizamento de terras e tsunami.
É extremamente importante dotar as comunidades de recursos de aviso prévio, à escala global, que terão um papel fulcral na preservação da qualidade de vida das populações em risco.
Tal não se passou com eficácia em Nova Orleães, onde o furacão Katrina destruiu a cidade americana sem contemplações. A contabilidade dos estragos começa a ser feita no terreno e são inimagináveis os cenários de destruição nos Estados afectados. A própria Cruz Vermelha já avisou que terá de realizar a maior operação humanitária de sempre em solo norte - americano para remendar os estragos deixados pelo Katrina.
O mundo pareceu adormecer após a experiência no sul e sudeste asiático, revelando-se inoperante face a outra força da natureza. Para o caso norte - americano procuram-se e exigem-se respostas que expliquem a inércia desta superpotência, o tardio arraque dos meios de prevenção e de salvamento que podem agora amenizar esta tragédia.
No seguimento dos acontecimentos, pode ler-se aqui uma interessante reflexão de como os conservadores falharam, decepcionaram Nova Orleães.