Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, julho 27, 2005

Corrida de senadores?


A confirmar-se a tão falada e debatida candidatura presidencial de Mário Soares, Aníbal Cavaco Silva fica irremediavelmente condenado a avançar. Por outro lado, a candidatura de Soares gera o risco de cisão no próprio PS, nomeadamente pelo desagrado dos apoiantes de Manuel Alegre, podendo ser reeditada - apesar de pouco provável - a disputa fraticida entre Mário Soares e Salgado Zenha, ocorrida em 1986. Adicionalmente, Soares serve a frio a vingança dirigida ao poeta de Coimbra pelo facto deste ter avançado com a sua candidatura à liderança dos socialistas, alienando assim o apoio a João Soares, gesto que o ex-presidente pouco apreciou.
Não sendo este o nome forte que a direcção do Largo do Rato e o próprio partido desejaria na corrida a Belém - descartadas as hipóteses de Guterres e de Vitorino - o velho senador constitui um mal menor que ainda assim poderá aglutinar apoio junto das ditas esquerdas. Recorde-se a consonância de posições com o Bloco de Esquerda em relação à guerra no Iraque. Mais a mais, Soares nunca permitiria ver Freitas do Amaral avançar como candidato da velha família socialista.
Uma disputa entre Cavaco e Soares reeditará seguramente os célebres anos de difícil coabitação entre S.Bento e Belém, estando de qualquer forma assegurada uma campanha com um debate vivo, esclarecido e empolgante, pautado por duas visões bem distintas para Portugal, pese a sintonia pró-europeísta. Não sendo prudente dar Mário Soares como derrotado à partida, este poderá paradoxalmente - após uma brilhante carreira política - ficar na história como o candidato para "queimar" que o PS apoiou nas Presidenciais de 2006.
Curioso ainda o facto de se antever provavelmente como mais pacífica a coabitação entre Cavaco e Sócrates, do que a dos dois socialistas. Aguardemos ansiosamente pelos próximos capítulos...