Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quinta-feira, julho 14, 2005

Um local de extremos

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), o número total de utilizadores da internet em Portugal ascendeu a 5,17 milhões no final de Março deste ano, registando - se uma clara subida face ao registado no final do ano passado. Nesta estatística, o acesso dial - up continua a dominar, seja pelo nível dos conhecimentos dos utilizadores ou dos custos inerentes dos aparelhos e dos serviços, com perto de 4,2 milhões de utilizadores que perfaz, segundo os mesmos dados, 81,9% do total. Os restantes 18,1% representam o acesso através de banda larga como, por exemplo, ADSL e Cabo.
É certo que o número total é muito positivo, embora para a realização do plano tecnológico do governo português não seja muito favorável pois sem a massificação da banda larga este dificilmente se pode concretizar.
Esse é um dos desafios maiores desta legislatura... mas não é o único. José Sócrates e seus parceiros no Executivo não podem descurar o resto do país real. Um país onde ainda há locais sem saneamento básico e casas sem casa de banho ou sistemas eléctricos, um país com problemas sociais diversos e que não podem ser combatidos com meras retóricas.
Portugal não pode continuar a ser um local de extremos, que tanto quer estar nas na primeira linha tecnológica da Europa como se aproxima do patamar de um subúrbio da América Latina. Portugal continua a ser um belo sítio para se fazer um país... precisa é de outros empreiteiros.