Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

sábado, julho 09, 2005

A mente e o terrorismo

Ontem tive oportunidade de conversar com uma amiga minha, formada em psicologia, sobre o atentado que teve lugar em Londres. Conversa corriqueira, com quadros de reflexão distintos decorrente da nossa formação também ela distinta, mas que serviu para me pôr a pensar sobre um outro efeito que o terrorismo pode provocar, não tão mediático, mas de uma importância capital: o efeito mental no indivíduo.
A alteração da percepção da realidade por parte do indivíduo pode ter origem numa espécie de contágio mental, que, enquanto fenómeno psicológico, representa o elemento essencial da propagação de atitudes, opiniões e de crenças, muitas vezes de um modo inconsciente sem que nesse processo intervenha o raciocínio ou a reflexão, podendo mesmo desenvolver comportamentos de massa. É certo que o contágio mental pode ser limitado pela acção inibidora da vontade, mas quando se fala de grandes multidões, de massas humanas, o contágio mental exerce facilmente a sua influência, transformando por completo as pessoas como, por exemplo, seres pacíficos em ousados guerreiros, conduzindo as suas vítimas aos mais diversos comportamentos, desde pânico, histeria ou paranóia. O rastilho que despoleta todas estas acções que afectam diariamente o quotidiano dos indivíduos pode ir de um simples rumor a um acto terrorista. Trata-se, portanto, de um fenómeno que pode manifestar-se de diversas formas e que conduz as suas vítimas aos mais diversos comportamentos.
Um acto terrorista pode marcar profundamente a saúde mental de uma pessoa, causando danos com os quais uma vítima, directa ou indirecta, tem de lidar diariamente, recordando para sempre um fatídico dia que alterou a sua forma de viver.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

uma história

uma menina,tinha uns 6 anos de idade problema ao enchergar televisão só chorava ,mãe decidiu leva-la ao oftalmo valor razoavél pelo óculos sem a lente ou seja só armação ,derrepente comecei a enchergar ou me esforcei ;o óculos muito feio .
depois de alguns anos descansando e me recuperando de vários temores em uma igreja em uma noite ouvi quase já dormindo a voz da minha mãe MEU DEUS MINHA FILHA E CEGA .

ai comecei a perceber que se não tiver cuidado talvez uma pessoa que poderia der comun para mim segundo vibracões mentais de uma mais ou menos próxima pergunta se ele fosse seu pai .
e rtodo um show armado
filinha melhor se matar porque ,
consegue enchergar a diferença não sabia ele que não enchergava até mesmo porque ninguém sabe
mais se o se for para eu me esgotar até me matar
posso dizer que melhor escrever

e não vomitar ``por nojo vigiada usar a mente de uma garota cega para ser mais receptivél ´´A QUE O PAI PERGUNTOU MELHOR INTERNAR .

MAMÃE BETE NO PEITO POR ORGULHO DE SUA HONRA . `` NÃON ESTRAGAR O QUE JÁ ESTABELECIDO .
QUEM VALE MORRER
QUEM VAI AGRADECER

18:37  
Anonymous Anónimo said...

além de cega analfabeta ~

um belo comentário

18:42  

Enviar um comentário

<< Home