Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

sexta-feira, agosto 17, 2007

Desvalorização nacional

A valorização desmesurada da opinião alheia em Portugal, em especial sempre que é proferida «além fronteira» conduz ao desperdício de demasiada energia. Raramente se faz uma análise construtiva: o exercício é fútil, pouco fundamentado, conduzindo à «catarse» colectiva que alimenta o sentimento de infelizes militantes fadados a um destino cruel. A obsessão nacional pela noticia divulgada na imprensa estrangeira, mesmo que efectuada em obscuros meios de comunicação, tablóides ou canais de televisão, faz esquecer que, infelizmente, por todo o mundo, um assunto só é noticia e gera bons títulos se abordar de forma sensacionalista o lado negro dos acontecimentos. As noticias, com quais invariavelmente perdemos tempo, são muitas vezes produzidas com ligeireza e pouco rigor, e na maioria dos casos, servem pouco mais do que ocupar espaço disponível e aumentar as audiências.
Naturalmente, quem as veicula ignora o facto destas provocarem uma depressão generalizada num pequeno país que assimilou durante muitos anos a sensação que é incapaz de vencer num espaço de competição aberto e global.
Um pequeno périplo pela Europa permite constatar coisas simples: por exemplo, os italianos e os gregos possuem hospitais muito «assustadores», a polícia inglesa não é especialmente eficaz, na Suíça também existem zonas degradadas e os espanhóis e os franceses conduzem de forma muito desastrada.
É necessário perceber que o valor do povo português não se discute nos jornais e concentrar energias na criação de algum valor que possa contribuir para o desenvolvimento da confiança portuguesa.