Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, agosto 01, 2007

Trabalho sem esperança


Sísifo fora condenado pelos deuses a realizar um trabalho inútil e sem esperança por toda a eternidade: empurrar sem descanso uma enorme pedra até o alto de uma montanha, a partir da qual ela rolaria encosta abaixo para que o herói mitológico descesse em seguida até o sopé e a empurrasse novamente até ao cimo, e assim indefinidamente, numa repetição monótona e interminável através dos tempos. O inferno de Sísifo é a trágica condenação de estar empregado em algo que a nada conduz, realizando um trabalho sem esperança.
Não seremos Sísifos que fazemos de nossa vida diária uma enorme pedra que levamos ao topo de uma montanha para que ela role ladeira abaixo e volte a ser erguida no dia seguinte, por exemplo, através da rotina do trabalho que se repete sem variação ou renovação? Não estaremos empenhados num grande esforço, numa grande luta, num grande sacrifício que “nada nos traz”?
Talvez, num lampejo de consciência, Sísifo tivesse reconhecido o peso de seu infortúnio representado pelo enorme rochedo da inutilidade. Será que ele consideraria que estaria a assemelhar-se ao rochedo e que seria necessário reverter aquele processo monótono, cíclico e repetitivo?