Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, novembro 06, 2006

O sexo dos anjos

Será possível comunicar os grandes desafios que a humanidade tem de superar sem cair na depressão? Não haverá outro modo de encarar temas como o ambiente, a demografia, as diversas pandemias, sem cair numa espécie de profecia apocalíptica? Provavelmente, não.
Mas a forma trágica e meio sensacionalista de colocar os problemas a que vimos assistindo torna-se, em si mesma, um problema, uma vez que descredibiliza as próprias análises.
No entanto, isto não significa que as grandes ameaças não sejam para levar a sério. O relatório do britânico Nicholas Stern, que afirma que o impacto das alterações climáticas pode ser superior ao das guerras mundiais ou ao da Grande Depressão, aí está para confirmar o cenário verdadeiramente preocupante que Al Gore tem divulgado no seu filme "Uma verdade inconveniente".
No meio de todo o ruído, entre as visões apocalípticas e aqueles que dizem que tudo não passa de propaganda, é necessário que líderes credíveis tenham a coragem de apostar numa agenda que, podendo não ser popular, é determinante para o nosso futuro.
Perante os enormes desafios civilizacionais, alguns debates tornam-se despreocupados, insípidos e insuficientes.
Não é por acaso que muitos daqueles que se dedicam e preocupam com estes assuntos evocam o cerco de Bizâncio – quando os notáveis da cidade, já com o inimigo a entrar nas suas portas, ainda discutiam o sexo dos anjos... é tempo de compreender que só vamos a tempo se todos compreendermos que ainda vamos a tempo.