Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, outubro 18, 2006

É necessário explicar

Uma proposta do Ministro da Saúde provocou naturais ondas de choque na sociedade: a introdução do pagamento de taxas nos internamentos hospitalares.
Antes de cada um se posicionar perante uma proposta tão estranha – ninguém é internado porque quer – seria necessário compreender o alcance da medida, para lá dos motivos meramente económicos. Se é verdade que Correia de Campos já poupou milhões de euros no seu Orçamento, é certo que também nos leva grande parte do nosso: os portugueses estão entre os europeus que mais contribuem para a Saúde. Por isso, é natural que nos informem: o modelo deste ministro é o actual Serviço Nacional de Saúde, com remendos que vamos pagando em medidas pontuais, ou é outro? Não se trata de criticar medidas avulsas, que até podem fazer sentido. Trata-se de compreender para onde vamos, que modelo queremos seguir, enfim, onde queremos chegar para – então sim – cada um fazer as suas opções.
O mesmo se poderia dizer, aliás, de outros sectores, sobretudo da Educação. Ao contrário do que se passa na Administração Pública e na Segurança Social, onde o ponto de chegada parece relativamente claro – concorde-se ou não com ele –, na Saúde e na Educação o objectivo final das pequenas e grandes mudanças introduzidas por este Governo permanece obscuro.
Ora, uma reforma cujo objectivo não é explícito torna-se incompreensível e a prazo é potencialmente explosiva. Talvez isso explique, aliás, a surpresa da ministra da Educação com a grandiosidade do protesto dos professores.
Não basta dizer que as reformas irão até ao fim. É necessário explicar que reformas e quais os seus objectivos e modelos exactos.