Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Sondagens e debates

Os inquéritos de opinião não são uma verdade absoluta, mas já têm em Portugal o profissionalismo e a credibilidade suficientes para serem encarados como instrumentos inequívocos de avaliação do estado de espírito da opinião pública. E, apesar de algumas divergências nas conclusões, a tendência maioritária diz-nos que muito depende das decisões de um grupo relativamente restrito de pessoas, que aguarda ainda alguns dados informativos para a formação de uma opção definitiva na eleição de 22 de Janeiro.
Nesta conjuntura, os debates televisivos que agora se iniciam podem ter alguma importância, uma vez que as margens de dúvida estarão na «casa» das dezenas de milhar de votos. E as respostas dos indecisos ganham uma importância acrescida, uma vez que é arriscado antecipar,a esta distância, o desfecho de uma eventual segunda volta. Conseguiria, nessas circunstâncias, manter Cavaco a dinâmica de vitória que por agora é evidente na sua candidatura? Seria a esquerda capaz de se mobilizar, com o entusiasmo indispensável, à volta de quem enfrentar Cavaco? E fá-lo-ia, com idêntica eficácia, independentemente de o escolhido ser Mário Soares ou Manuel Alegre?
Ainda é cedo para considerar as presidenciais como um caso arrumado e estou convicto de que os debates televisivos poderão ter alguma influência em fazer os pratos da balança inclinarem-se a favor dos candidatos que melhores prestações consigam perante as câmaras. A televisão não vai, nesta fase, ditar um vencedor, mas poderá decidir as pequenas e mesmo as grandes dúvidas fundamentais para o desfecho final.