Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

sexta-feira, novembro 25, 2005

Cartas de Salazar e Caetano

Um conjunto de cartas, algumas com a classificação de «confidencial», escritas por Oliveira Salazar, Marcello Caetano e outras destacadas figuras do Estado Novo vai à praça em Lisboa dias 28 e 29 com base de licitação de 15 mil euros.
Além das cartas, o lote a leilão integra, ainda, documentos, fotografias, livros com dedicatórias, projectos pertencentes a importantes personalidades políticas, do período 1933-1968, como os presidentes do Conselho do regime ditatorial Oliveira Salazar e Marcello Caetano e o ex-presidente da República Américo Tomás, que exerceu o cargo no mesmo período.
Faz parte do acervo também o «fac-simile» do despacho de Oliveira Salazar autorizando a abertura do concurso para a realização da Ponte sobre o rio Tejo em Lisboa, um dossier que contém o projecto do aeroporto para a ilha da Madeira e trabalhos sobre o Porto de Leixões e a Sociedade Electra-Del-Lima (central hidroeléctrica).
Segundo a empresa Leiria e Nascimento, o leilão «Importante Biblioteca Particular e outras proveniências» está divido em duas partes: na primeira predominam temáticas náuticas, marinha, descobrimentos, inquisição, História de Portugal e África de expressão portuguesa.
A segunda parte - a leiloar dia 29 de Novembro - inclui obras dos séculos XVI a XX.
No catálogo da leiloeira o destaque vai para uma colecção completa das edições da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, com base de licitação de 900 euros.
Entre os lotes destacados encontram-se, ainda, o «Diário» do escritor Miguel Torga, colecção completa com todos os volumes da primeira edição (base de licitação de 1.200 euros) e o livro «Desenhos do país, características e costumes em Portugal e Espanha feitos durante a campanha do exercito britânico em 1808 e 1809», de William Bradford (três mil euros).
O leilão decorre nos dois dias a partir das 21:00 na Rua de Santo António à Estrela, sendo precedido pela exposição dos lotes nos dias 26 e 27 das 15.00 às 20:00.