Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

sexta-feira, novembro 18, 2005

Estamos a perder talentos?

Num relatório apresentado na semana passada, da responsabilidade do Banco Mundial, Portugal bate o recorde europeu da chamada "fuga de cérebros". É preocupante quando se verifica que um em cada cinco portugueses com qualificações superiores vive fora de Portugal.
Terá o corporativismo nacional algo a ver com esta triste conclusão? Existirá uma realidade enraizada de consolidar determinadas árvores genealógicas no sentido de preservar os frutos que daí brotam?
Por vezes, por falta de um apelido sonante, as qualidades humanas e intelectuais de um indivíduo são ignoradas e é de todo o interesse que o mesmo procure soluções para a sua vida onde lhe dão boas oportunidades.
Será que é esta uma das causas da crise reinante, de “barões” e “tubarões” influentes, que nos conduz para uma estagnação acrescida? Ou então, colocando de lado a teoria da conspiração, sendo uma qualificação superior um sinal de trabalho, sacrifício e de alguma inteligência, há muita gente que não acredita que pode fazer a diferença em Portugal, comprometendo, em parte, o futuro do país! Num caso ou noutro, venha o diabo e escolha...