Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, março 05, 2008

Sinais...

É certo que choveu como não chovia há quase um século e meio. Desse ponto de vista, podemos dizer que nem tudo correu mal. Apesar das tragédias pessoais - as três mortes irreparáveis, os desalojados, os comerciantes que perderam quase tudo - pode dizer-se que o país se manteve a funcionar. Apesar das imagens que todos vimos, algumas desoladoras outras brutais, fazendo um esforço de distanciamento concluiremos que nada se passou que não tenha acontecido em situações idênticas noutros países até mais ricos e desenvolvidos do que o nosso.
Porém, acontece que este é um sinal que devemos levar a sério. A chuva e o bom tempo, as estações do ano tal como nos habituámos a conhecer estão a alterar-se.
Por todo o mundo se sentem os efeitos de um clima em mudança. Se isso se passa ou não por efeito do homem é, como se sabe, causa de uma enorme discussão. E embora estejamos em crer que sim, manda a prudência não sermos arrogantes e pensarmos que o que agora nos parece excepcional - a quantidade de chuva que caiu na noite de domingo para segunda-feira -, não tenha tendência a ser cada vez mais frequente.