Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quarta-feira, novembro 02, 2005

Cooperação internacional vs. "Nino" Vieira

No mês de Setembro escrevi sobre esta região de África que se encontrava sem rumo e sem estabilidade deixando transparecer nesse post a ideia da necessidade de uma cooperação estreita para remediar as insuficiências das regiões deste continente.
Hoje escrevo sobre a mesma região africana pois, há pouco tempo, essa cooperação foi oferecida à Guiné - Bissau e ignorada pela mesma. O Fundo Monetário Internacional (FMI) esteve presente em Bissau para negociar um pacote de apoio à Guiné-Bissau - reconhecido por programa de ajuda financeira pós-conflito - decidindo abandonar o país por não ter ninguém credível com quem negociar.
Se não há interlocutores, consequência da atitude política de “Nino” Vieira, o FMI considera que é impotente em Bissau, voltando rapidamente para Washington.
Com a existência destes obstáculos, o funcionalismo público guineense – e por extensão o resto da população – sofrerá mais uma difícil temporada de ordenados em atraso. Segundo o director do FMI para a África Ocidental, o economista holandês Harry Snoek, o FMI só voltará ao país quando houver um Governo credível em Bissau.
A mesa-redonda de doadores, que estava prevista para os dias 08 e 09 de Dezembro, em Genève (Suíça) já não se realizará, estando tudo dependente da formação do novo governo e da forma como ele irá colaborar com as Nações Unidas.
Tem a palavra o senhor presidente João Bernardo “Nino” Vieira...