Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quinta-feira, outubro 18, 2007

A educação em questão

Ao iniciar uma (outra) aventura universitária, constatei que o panorama da educação permanece, no seu conjunto, igual a si próprio. Quero com isto dizer que mesmo quando se deram modificações, elas guardaram um carácter pontual. As estruturas institucionais e metodológicas mantiveram-se, no seu essencial, imutáveis.
O sistema educativo está ainda fortemente dominado por uma espécie de selecção. O modelo escolar tradicional, com o seu cortejo de lições e deveres, exames e diplomas, eleitos e rejeitados, promoção dos mais brilhantes e marginalização dos menos dotados, permanece intocável, quaisquer que sejam os sistemas políticos ou os níveis de desenvolvimento social.
A educação é ainda o domínio da hierarquia, da divisão do saber e da uniformização dos modelos. Em vez de serem as formas de educação a adaptarem-se ao estudante, tendo em conta as suas diferenças e particularidades, é o contrário que se produz, com resultados bem conhecidos.
Face a esta situação, que escolhas se apresentam àqueles que pretendem continuar a lutar por uma nova perspectiva de educação?