Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

terça-feira, abril 24, 2007

O encerramento da Universidade Independente

O encerramento, ainda que provisório, da Universidade Independente (UnI) era o único epílogo possível para uma novela triste que se arrastava há já algum tempo. Em resultado de todo este episódio, os alunos da instituição (actuais e antigos) viram as suas habilitações académicas subitamente descredibilizadas. De positivo, apenas o facto de se reflectir sobre a qualidade das instituições privadas de ensino superior que pululam por todo o país.
As universidades privadas em Portugal, salvo honrosas excepções, nasceram por excesso de procura, com os milhares de estudantes que não conseguiam colocação nos estabelecimentos públicos. Em vez de se afirmarem pelo seu prestígio, muitas das universidades privadas procuravam apenas arrebanhar o máximo de alunos contando, para isso, com a inclusão de algumas figuras públicas no seu corpo docente, sendo que, na maioria dos casos, estas apenas emprestam o seu nome. Quanto aos actuais alunos da UnI, a transferência para outras universidades privadas, ainda para mais com o anátema de virem da «Independente», dificilmente servirá para atenuar o revés agora sofrido. A corrida aos alunos da UnI, que segundo o Diário de Notícias valem oito milhões de euros por ano, já começou, com as diversas universidades privadas a tentarem seduzir os estudantes.
Importa agora que se faça uma inspecção rigorosa a todos os estabelecimentos – públicos e privados - e avaliar de facto a qualidade do ensino praticado.