Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, julho 24, 2006

Rússia e África

O Presidente russo, Vladimir Putin, não se cansa de incentivar relações políticas e económicas com os mais diversos países do mundo, visando alargar a influência internacional do seu país e criar um "mundo multipolar". Além disso, o dirigente do Kremlin tenta abrir caminho a investimentos dos gigantes económicos russos, públicos e privados.
No dia em que Putin e o seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, anunciavam contratos de fornecimento de armas no valor de cerca de três mil milhões de euros e de exploração conjunta de petróleo e gás na Venezuela, o Kremlin revelou que o dirigente russo irá visitar Angola no início de Setembro próximo.
Entre os maiores projectos de empresas russas em Angola encontram-se as barragens hidroeléctricas de Capanda, na província de Malanje, e de Chicapa, na província da Lunda Norte, bem como o Projecto Catoca, um empreendimento diamantífero russo-anglono-brasileiro na Lunda Sul.
Nessa mesma altura, Putin visitará também a República da África do Sul, ou seja, países nunca antes visitados nem por dirigentes soviéticos, nem por russos.