Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, abril 10, 2006

Dificuldades na transmissão?

O problema da sobrevivência de uma sociedade consiste em assegurar a transmissão dos conhecimentos e dos valores que considera como essenciais. A educação é, sob este aspecto, o conjunto dos instrumentos que uma sociedade adopta para garantir essa transmissão. Deste ponto de vista, a transmissão faz-se em bloco: um sistema completo e coerente não tolera nenhuma modificação que não seja inconsciente ou involuntária. A transmissão permite a conservação integral de tudo o que constitui a singularidade de uma sociedade, de tudo aquilo a que a sociedade está fortemente apegada.
Semelhante concepção binómia de educação - transmissão está distante das opiniões que hoje predominam entre alguns historiadores e sociólogos, mais atentos às tensões socio - económicas internas de uma sociedade e tendem mais a ver na educação um meio pelo qual os grupos dominantes mantêm a sua superioridade sobre os dominados. A existência destas tensões não pode por certo ser ignorada e, no entanto, embora se revelem com grande evidência a curto - prazo, isto é, na observação contemporânea ou numa limitada fracção do passado, elas tendem a esbater-se num lapso de tempo mais alargado.
A longo prazo, uma sociedade é caracterizada - no sentido em que se distingue de outra sociedade - por traços culturais, de que alguns são comuns a todas as classes, quando existem, autêntico fundo de vida colectiva.
Há momentos em que essa transmissão global se faz mal ou simplesmente não se faz mais. É possível que este seja o caso da nossa sociedade contemporânea, onde a crise, definida como sendo ora da educação ora da juventude, poderia ser antes de mais a incapacidade ou a dificuldade de uma geração para transmitir a sua visão geral do mundo à geração seguinte.