Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

segunda-feira, julho 14, 2008

Paz musculada

Isolado mas cada vez mais determinado: assim parecia Robert Mugabe até ao veto da Rússia e da China à resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que previa sanções ao regime de Harare e aos seus dirigentes.
Na sequência da violência e das irregularidades que marcaram a eleição presidencial, teria o veto acontecido porque, como Mugabe ameaçou, ele seria o caminho para a guerra civil? A Rússia, por exemplo, que tinha prometido na reunião do G8 apoiar a iniciativa, deu o dito por não dito, considerando depois da ameaça que as sanções seriam um precedente perigoso nos assuntos internos de um país e um obstáculo ao diálogo.
A estratégia da não interferência, se bem que consignada pela ONU, é envolvida numa atmosfera coarciva que, possivelmente, ultrapassou as melhores expectativas do ditador: imagino que Mugabe para além de se ter sentido apoiado, sentiu-se legitimado na sua acção governativa. O governo de Harare agradeceu o bloqueio da resolução e Mugabe voltou à normalidade, como presidente, depois de eleições consideradas fraudulentas pela oposição e pela comunidade internacional. Com a fragilidade europeia bem patenteada, o apaziguamento no Zimbabué continua longe... possivelmente mais longe ainda depois do veto da ONU, avizinhando-se uma paz cada vez mais musculada.