Alguns Pensamentos...

soalgunspensamentos@yahoo.com.br

quinta-feira, março 31, 2005

Júlio Verne (1828 - 1905)

Comemora-se, com várias iniciativas pelo país, o centenário da morte desta grande figura literária.
Júlio Verne foi , de facto, um grande escritor. Percursor da ficção científica e mesmo da inovação tecnológica, passou a sua infância em Nantes, estudando em Paris.
A sua carreira literária começou a destacar-se quando o mesmo se associou a Pierre Jules Hetzel, um editor experiente que trabalhava com grandes nomes da época, como, por exemplo, Vitor Hugo.
Hetzel publicou a primeira grande novela de sucesso de Júlio Verne em 1862, que era basicamente o relato de uma viagem a África num balão, intitulado Cinco semanas em um balão. Essa história fantástica continha detalhes tão minunciosos que parecia um relato verídico, mas não o era - toda a informação provinha da sua imaginação aliada à sua capacidade de pesquisa. Quase todos os anos Hetzel publicava um livro de Verne, entre os quais se encontravam Vinte mil léguas submarinas, Viagem ao centro da Terra, A volta ao mundo em oitenta dias, Da terra à lua, Robur - o conquistador, entre outros. O seu último livro publicado foi Paris no século vinte, escrito em 1863, mas somente publicado em 1989, quando o manuscrito foi encontrado por um bisneto de Verne.
Até hoje Júlio Verne é o escritor cuja obra foi mais traduzida, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 70 livros.